A campanha "Setembro Verde" acontece ao longo do mês.
A Via Colinas, concessionária do grupo Via Appia, apoia a campanha Setembro Verde, que visa conscientizar sobre a importância da doação de órgãos. A campanha é organizada pelo Instituto Deixe Vivo, com o apoio da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).
Para sensibilizar os usuários das rodovias sobre a relevância da doação de órgãos, ao longo do mês, a concessionária divulgará nos painéis eletrônicos instalados nas rodovias as seguintes mensagens: "Doe Órgãos, Salve Vidas! @DEIXEVIVO" e "Seja um doador, avise sua família – deixevivo.org".
Além disso, em todas as cabines de pedágio das praças administradas pela Via Colinas, será fixado o material publicitário do Setembro Verde, destacando que mais de 72 mil pessoas no Brasil aguardam por um transplante.
Para ser um doador, é essencial que a pessoa informe seus familiares sobre essa vontade, pois, após a morte, os familiares de até segundo grau devem autorizar, por escrito, a retirada dos órgãos.
Números
De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em junho de 2024, mais de 50% das pessoas que estão na lista de espera para receber um transplante aguardam por um rim. No ano passado, mais de 9 mil pessoas receberam transplantes de órgãos sólidos no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, no primeiro trimestre de 2024, mais de 43% das famílias brasileiras recusaram a doação de órgãos e tecidos de um ente querido.